quarta-feira, 1 de março de 2017

#Fotógrafo Convidado do Mês de Março : Renato Cruz
















Sou o Renato Cruz Santos, nasci em 1991 e sou das Caxinas, terra piscatória onde vivi e cresci até aos 23 anos e com a qual ainda tenho uma relação muito forte. Interessei-me pela fotografia durante o ensino básico mas só consegui começar a fotografar em 2010 quando o meu pai comprou uma câmara para fotografias de família. Estudei Turismo e Pescas em Vila do Conde mas continuei sempre a fotografar e a maioria dos meus projetos ainda são desenvolvidos nas Caxinas — faço parte da Bind’O Peixe, associação local para a preservação da memória, património e cultura. A minha fotografia tem como base o documental mas trabalho ativamente noutras vertentes como jornalismo, música e restauração. Estagiei no Jornal Público em 2014, para o qual fiz várias publicações. Publiquei também noutros jornais e revistas, como o Expresso e a Les Inrockuptibles. Neste momento resido no Porto e colaboro regularmente com a editora/promotora Lovers & Lollypops e o festival internacional de cinema Porto/Post/Doc. As fotografias que apresento aqui fazem todas parte de pequenos projetos, ainda em fase de desenvolvimento, mas que funcionam como um só conjunto — todos eles retratam as Caxinas. A série “Putos do Mar”, por exemplo, foi iniciada em 2013, e procura retratar, de forma parcialmente autobiográfica, o “verão” destes putos. Para além de me rever na juventude deles, considero que existe também um trabalho de índole sociológica nesta série, e duma exploração artística em relação ao espaço praia. Podem ver outros trabalhos e outras imagens no meu site e nos links seguintes:
www.renatocruzsantos.com
instagram.com/renatocruzsantos
instagram.com/camembert.electrique