domingo, 1 de dezembro de 2013

# Fotógrafo Convidado do mês : Ana Maia


Paris, Greece from Ana Maia on Vimeo.
 

Paris Panou é um jovem empreendedor grego cuja empresa faliu em 2013. Considera a conjuntura económica desfavorável a principal razão para a falência e aponta o dedo ao governo, embora consciente de que existe um parasitismo exterior cuja verdadeira proveniência desconhece. Vive actualmente em situação de desemprego e dependência financeira.
-
Oito meses em Salónica, a co-capital da Grécia, foi tempo suficiente para compreender o modo como os gregos sentem a crise económica que lhes foi imposta. O sentimento que prevalece é o de derrota e desistência perante uma luta contra um inimigo invisível e implacável. Os gregos são lutadores natos. Já incendiaram objectos e edifícios, já acamparam em massa em Syntagma, já confrontaram polícia de choque, já gritaram palavras de ordem, já derrubaram dois governos. E para quê? Para nada. A guerra no ocidente já não se faz com exércitos, armas e sangue. Os exércitos foram substituídos pelas grandes corporações, as armas pelo roubo “legal” de capital e o sangue pela fome e apodrecimento do desejo e da esperança dos homens. O conceito de ditadura evoluiu tendo presente que é através da liberdade de expressão que o cidadão liberta a tensão. Mas ao mesmo tempo que se permite manifestar, gritar e exigir, a prioridade é não ouvir. Em 2013, os gregos já pouco saíram em protesto. Esmoreceram ao perceber que o verdadeiro alvo é abstracto e disperso. A ajuda financeira externa revelou-se um cavalo de Tróia, um presente envenenado que contaminou e condenou a prisão perpétua a soberania do estado que foi, ironicamente, o berço da Democracia.
-
Este projecto, inédito até agora, marca uma fase importante para mim, como fotógrafa. Em Salónica vi-me sem inspiração e sem referências ou pessoas com quem discutir fotografia. O resultado é fruto apenas do meu instinto. Mantive tudo isto em gaveta mais de meio ano e só agora tornei a abrir a pasta. Surpreendi-me positivamente – é sempre bom recuperar um trabalho. O tempo ajudou-me a compreendê-lo. A utilização da fotografia com áudio (num vídeo) é uma fusão que gosto muito. Neste caso, o áudio funde todas as fotografias, sendo que quase perdem validade como conjunto sem ele.
http://www.anamaiafotografia.pt.vu/