segunda-feira, 3 de junho de 2013

# Fotógrafo Convidado do Mês Junho:Luís Barra #

LB TCHILOLI-4907LB TCHILOLI-4848LB TCHILOLI-4845LB TCHILOLI-4832LB TCHILOLI_4923LB TCHILOLI_4916LB TCHILOLI_4900LB TCHILOLI_4834LB TCHILOLI_4807LB TCHILOLI_4792LB TCHILOLI_4778LB TCHILOLI_4773
TCHILOLI
Este trabalho é sobre as personagens do Tchiloli e do grupo de Teatro Formiguinha da Boa Morte.

Estas fotografias ocuparam o espaço público na Cidade de S.Tomé, inserido no programa da Bienal de Cultura de S. Tomé e Principe, para a qual fui convidado, numa instalação de homenagem a esta manifestação cultural e apoio à candidatura em curso a Patrimonio Imaterial da Humanidade, UNESCO.

A Tragédia do Marquês de Mântua e do Imperador Carloto Magno (Tchiloli), foi escrita no século XVI por Baltasar Dias, um dramaturgo cego madeirense, e levada para São Tomé no início das plantações da cana-de-açucar. Texto que foi adoptado e recriado pelas populações de São Tomé, tornando-se num simbolo de resistência anti-colonial e do direito e acesso à justiça.
Conforme a tradição medieval, os homens representam todos os papéis, inclusivamente os de mulheres. Além disso, o mesmo actor representa sempre a mesma personagem. Os papéis, o guarda-roupa e os textos transmitem-se no seio das famílias durante gerações seguidas. Geralmente um espectáculo tem a duração de cerca de seis horas.

Luís Barra